A Xisto iniciou a sua participação no Campeonato de Futebol Popular de Paredes com um empate caseiro frente ao campeão da época passada o Aveleda.
Num jogo que se esperava dificil a Xisto entrou melhor e logo nos primeiros quinze minutos conseguiu inaugurar o marcador por intermédio de “Fabiano” a cruzamento de “Jaica”. A Xisto controlava o jogo quando aconteceu o “caso” do jogo que viria a alterar toda a sua dinâmica. Na sequência de uma falta assinalada a favor da Xisto, após jogada pela direita, Xaneto foi expulso. Uma decisão injusta e precipitada do árbitro da partida, que acabou por ter uma grande influência no decorrer do jogo e seguramente no seu resultado final.
Após a expulsão, o Aveleda subiu no campo e aos poucos começou a tomar conta da partida. Como consequência desta maior pressão do adversário a Xisto acabou por sofrer dois golos ainda na primeira parte num lance feliz do adversário em que um cruzamento falhado deu golo.
Na segunda parte a Xisto não baixou os braços e apesar de estar em desvantagem tentou criar sempe perigo através de contra-ataques rápidos. Contudo a precipitação do árbitro voltou a vir ao de cima e numa jogada normal a meio campo, Telmo na tentativa de aliviar a bola acaba por acertar no adversário após este se ter antecipado vendo assim o segundo amarelo e consequente vermelho, reflectindo a falta de bom senso do árbitro da partida.
Faltava ainda mais de meia hora para o jogo terminar e a Xisto encontrava-se em desvantagem no marcador 1-2 e em desvantagem numérica em campo após duas expulsões. Tudo fazia prever que a Xisto sairia deste jogo com uma derrota.
Na impossibilidade de jogar em ataque continuado, a Xisto fez uso do contra-ataque como arma fortissima para derrubar o adversário. Num desses contra-ataques Luís Carvalho isola-se e após fintar o guarda redes adversário é derrubado dentro da grande área dando origem a um penaltie. Filipe Póvoas chamado a converter não falhou e colocou justiça no resultado empatando a partida 2-2.
Até ao final o Aveleda ainda tentou reagir bombeando desnorteadamente bolas para a área, mas sem qualquer efeito. Resultado Final Xisto 2-2 Aveleda.
Num jogo dificil, com situações dificeis, o empate acabou por saber a vitória.
Parabéns a toda a equipa pelo empenho, dedicação e entreajuda.
Melhor em campo: Rui Jorge, pela solidez defensiva e atitude.
RESULTADOS 1ª JORNADA:

De destacar nesta primeira jornada a derrota caseira do Lusos de Bitarães que não conseguiu levar de vencida a forte equipa de Vila Cova.
CLASSIFICAÇÃO 1ª JORNADA: